Benefícios da Auditoria Tributária

Benefícios que uma auditoria tributária traz para as empresas

Entenda como funciona e quais os benefícios que uma auditoria tributária traz para as empresas, buscando sempre otimizar os processos e evitar gastos desnecessários. 

Garantir o adequado pagamento dos impostos, é obrigação de qualquer que seja a empresa. Isso, porque caso ela não faça isso da maneira correta, muitas vezes por não conhecer bem as leis tributárias vigentes, pode não só responder por crime de sonegação de imposto perante à Receita Federal do Brasil e às fazendas estaduais, mas também ter um grande prejuízo, na situação em que terá de pagar os valores não pagos.

O contrário também pode acontecer, ou seja, a empresa pagar mais imposto do que deveria, ou ainda, não estar usufruindo de algum benefício fiscal que lhe é garantido. Seja neste ou naquele caso, é fundamental fazer uma auditoria tributária, para que assim, a empresa tenha total ciência de que está cumprindo o que diz a lei.

Para saber melhor o que é, como funciona e quais os benefícios da auditoria tributária para o seu negócio, acompanhe a leitura!

 

O que é auditoria tributária ?

De acordo com especialistas, a auditoria tributária pode ser compreendida como um processo de análise profunda (minuciosa) e revisão de procedimentos de uma empresa/contribuinte, com o objetivo de verificar se ela está pagando seus impostos corretamente e conforme a legislação vigente.

Na auditoria tributária não entra apenas a análise dos impostos, ou seja, se eles estão sendo ou não recolhidos corretamente, mas também os demonstrativos fiscais e declarações ao fisco.

 
Como funciona a auditoria tributária?

O processo de funcionamento da auditoria tributária é simples, o profissional competente, geralmente um advogado tributarista ou contador, faz uma análise profunda e comparativa em relação aos impostos que a empresa pagou e as declarações que fez ao fisco.

Em termos práticos, é assim: se a empresa pagou, digamos, R$5 mil de impostos e declarou que pagou esse valor, então, essa atividade tributária está, em tese, correta, mas o contrário pode acontecer, visto que basta apenas um deslize ou desatenção para que ela deixe de cumprir suas obrigações e, assim, tenha de enfrentar penalizações, como multas.

Além do que foi dito, cabe também ao profissional competente, auditar os departamentos, unidades ou setores da empresa, com o objetivo de identificar se há ou não alguma brecha ou fraude fiscal que possa comprometê-la.

 
Quais são os principais benefícios da auditoria tributária para a sua empresa?

Ao optar por uma auditoria tributária, a empresa é contemplada com os seguintes benefícios:

• Atuação conforme a lei, o que pode fazer com que ela siga crescendo sem qualquer problema ou impasse de ordem fiscal;

• Atuação preventiva, o mais recomendado para a empresa que deseja evitar problemas fiscais;

• Recuperação, em alguns casos, de impostos pagos indevidamente, ou seja, na situação em que a empresa recolheu valores mais do que deveria.

Agora que conhece a importância da auditoria tributária para a sua empresa, não deixe de adotar essa solução. A sua empresa, certamente, ficará mais protegida de problemas fiscais.

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