Mediação de conflitos nas empresas possui papel fundamental para manter os funcionários com boa produtividade e motivados.
Essa missão deve ficar por conta de pessoas bem treinadas, do campo jurídico ou que façam parte do quadro de funcionários da empresa. O importante é o mediador ser imparcial e buscar sempre o diálogo como forma de resolver todo e qualquer conflito.
Cerca de 90% das empresas brasileiras são familiares. Ou seja, além dos componentes inerentes da atividade empresarial, como liderança, gestão e hierarquia, existem as relações familiares. Quando estas relações não são bem administradas, a chance de haver conflito é maior.
Isso quer dizer que os conflitos podem atingir todas as camadas da empresa. Eles podem ocorrer entre funcionários do mesmo escalão, entre cargos de chefia ou mesmo entre funcionários de hierarquias diferentes.
Como surgem os conflitos
Conflitos fazem parte da convivência humana. É difícil pensar em um local em que muitas pessoas convivem, que não haja algum tipo de conflito.
Dessa forma, vendo os conflitos como algo natural, pode ficar mais fácil pensar nas soluções para eles. Nem todo conflito significa o fim do mundo.
A primeira missão dos gestores é identificar as causas dos conflitos. Elas podem ser variadas, como:
– Desrespeito à hierarquia;
– Metas excessivas;
– Desigualdade ou preconceito.
A manifestação dos conflitos é feita por uma série de ações por parte das pessoas envolvidas, como:
– Vazamento de informações, as famosas fofocas;
– Queda de produtividade para afetar o colega;
– Retenção de informações;
– Dentre outras formas.
Cabe aos empreendedores verificar isso o quanto antes, estabelecendo uma comunicação clara entre os setores da empresa. Dessa forma, conseguem acionar a mediação de conflitos o quanto antes, como forma de minimizar seus efeitos negativos.
Como os conflitos afetam as empresas
A luta de todo empreendedor é criar um ambiente colaborativo, em que os funcionários se sintam como parte de uma engrenagem. Nesse caso, os conflitos travam a engrenagem e causam queda na produtividade. De forma direta, podemos afirmar que podem diminuir o faturamento da empresa.
Uma crise administrativa é tudo que os empreendedores não precisam. A melhor forma de resolver isso é com a mediação de conflitos nas empresas. Afinal de contas, preserva as relações, reforça a importância do diálogo e impede que os conflitos evoluam para a instância judicial, medida mais desgastante em todos os sentidos.
Como é feita a mediação de conflitos nas empresas
Ao notar que existe um conflito em sua empresa, reúna os envolvidos e tente esclarecer os fatos. Caso não consiga, chame um mediador, de uma empresa de advocacia ou de algum setor específico de sua empresa.
É importante que o mediador não faça parte do contexto do conflito. Ele precisa ser imparcial. As características necessárias para o bom trabalho do mediador são: flexibilidade, agilidade e neutralidade.
Então, o mediador escutará as duas partes e, à base de diálogo vai buscar a melhor resolução para o conflito.
É importante que as empresas, independente do porte, tenham métodos eficientes de gestão de pessoas. A gestão precisa incluir a mediação, a melhora no fluxo de comunicação e o bem-estar dos funcionários.
O conflito pode trazer evolução dentro da empresa, mas é preciso que todos tenham maturidade para enxergar isso. Só a harmonia é capaz de fazer a engrenagem seguir rodando como deve ser.
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