Muitos empresários têm optado por realizar uma auditoria trabalhista para garantir uma boa gestão de pessoas em suas empresas. Garantir maior segurança jurídica por meio de uma auditoria trabalhista é a melhor opção para se evitar prejuízos e situações danosas que podem surgir na gestão de pessoas numa empresa.
Quando consideramos a complexidade das relações trabalhistas – a relação empregador x empregado, as obrigações com o governo, os aspectos contábeis e fiscais – a auditoria trabalhista se mostra a melhor opção para se manter uma empresa saudável e segura juridicamente.
Vamos conhecer 3 benefícios da auditoria trabalhista para empresas e como ela pode aumentar a produtividade, a segurança e os rendimentos do seu empreendimento no que se refere às relações trabalhistas:
A auditoria trabalhista previne erros na contração de funcionários
A auditoria trabalhista pode evitar muitos erros na administração da sua empresa no que se refere aos seus funcionários. E quando dizemos “evitar”, estamos falando de um trabalho preventivo que consiste em analisar de forma objetiva os processos organizacionais necessários para se conduzir as suas relações trabalhistas da melhor forma o possível.
O Brasil é um país conhecido pela sua enorme quantidade de processos na justiça referente às relações trabalhistas.
Os processos de admissão de funcionários, pontos como a jornada de trabalho, horas extras, benefícios fiscais e previdenciários, a folha de pagamento, o contrato de trabalho – enfim, são vários os aspectos que podem ser melhor conduzidos e oferecer maior segurança ao empresário por meio de um auditoria trabalhista.
Os auditores trabalhistas identificarão os possíveis erros e analisarão o grau de confiabilidade e segurança das suas relações trabalhistas. Da contratação à demissão, muitas questões podem ser endereçadas antes de gerarem qualquer dano ou prejuízo à sua empresa. Tratar cada relação trabalhista, ou seja, analisar a situação de cada um dos seus funcionários de forma minuciosa, em todas as suas etapas, pode fazer toda a diferença na sua empresa.
A auditoria trabalhista garante maior segurança jurídica ao empresário
Cada vez mais as empresas têm procurado aplicar o conceito de compliance trabalhista com o fim de proteger tanto a empresa quanto o próprio empresário dos danos que as relações trabalhistas podem vir a causar por causa de uma má administração.
A responsabilidade do empresário sob os diversos aspectos da sua empresa têm sido ampliada, sobretudo com a publicação da lei anticorrupção empresarial (Lei 12.846/13), trazendo maior complexidade ao cenário empresarial, exigindo que o empresário se atente a todos os aspectos de fiscalização.
Garantir que sua empresa esteja atuando de acordo com as regras e normas legais e garantir as boas práticas nas relações trabalhistas é uma parte vital de qualquer empreendimento e se prevenir é a melhor opção do empresário.
O auditor trabalhista identificará todos os pontos de compliance, ou adequação, da sua empresa em relação às leis e demais normas jurídicas, garantindo uma relação saudável da sua empresa com os órgãos governamentais e demais instituições.
A auditoria trabalhista e o eSocial — como a auditoria te ajuda na prestação de contas
Seguindo a ideia do compliance trabalhista, a fiscalização das empresas por parte do Ministério do Trabalho tem se intensificado, sobretudo no que se refere a aspectos referentes a pagamentos e encargos trabalhistas, exigindo que o empresário forneça ao governo uma base de dados minuciosa e de forma atualizada.
O eSocial é um sistema automatizado do Governo Federal para fiscalizar as relações trabalhistas. A auditoria trabalhista é o melhor meio de identificar, organizar e preparar essas informações a serem enviadas ao Governo Federal, o que vai garantir que a empresa forneça os dados corretos, de forma coordenada e objetiva, evitando-se prejuízos e falhas, sobretudo no que se refere a valores.
A auditoria trabalhista para empresas serve tanto aos interesses dos empregadores como dos funcionários. Este processo de auditoria vai permitir que o empresário exerça a sua função de forma objetiva, organizada e, principalmente, segura, sobretudo na sua prestação de contas aos órgãos governamentais, o que vai refletir na organização das finanças da sua empresa, lhe trazendo maior clareza quanto a tudo que se passa no seu setor de RH.
Como dissemos, a complexidade das relações trabalhistas exige que o empresário se atente a todos os detalhes, que vão desde a contratação à demissão de um funcionário, e isso garante tanto a sua segurança como a do funcionário, que terá seus direitos bem definidos e protegidos.
Quer conhecer mais sobre a auditoria trabalhista e entender melhor os detalhes que envolve esse procedimento? Leia o nosso artigo sobre *ver com cliente*.