As publicações sobre os temas são inúmeras. É necessário que se tenha em mente que a conjugação destes três elementos — crise — pandemia — empregados — tem tirado o sono dos empresários!
Diante do panorama atual, muitos questionam qual seria a melhor solução? No entanto, não há uma fórmula ou solução, pois as propostas (MP’s e alternativas do Governo) devem ser confrontadas com as reais condições da empresa, seu quadro de empregados, efetivos prejuízos no período e capacidade de pagamento.
Esta conjugação se concretiza na formalização e análise dos dados para que possa ser alinhado um plano para gestão de riscos. Há alguns dias tivemos a oportunidade discutir o assunto em uma Live com uma consultora de negócios, pois é fato que as medidas provisórias, possibilitaram ou apresentaram alternativas aos empresários, porém, devem verificar o que melhor atende seus negócios e quais as consequências após o período da medida adotada.
A necessidade de um planejamento específico visa minimizar riscos e identificar a melhor forma de lidar com as questões mais críticas da empresa, pois a adoção das medidas que se entende ser “a melhor alternativa” não pode, em nenhuma hipótese, representar um eventual passivo, em um futuro próximo.
Em linhas gerais podemos dizer que surge a necessidade de um planejamento acercada das possibilidade e dos riscos, analisando cada alternativa, confrontando esta, com as reais condições e perspectivas da empresa, para que, este conteúdo possa auxiliar de forma prática a decisão que deve ser tomada e aplicada na empresa.
Desta forma, pode-se dizer que a consultoria jurídica não está limitada a apresentação de defesas ou análise de contratos de forma aleatória! Nosso objetivo será sempre a melhor alternativa considerando uma projeção do cenário que hoje é experimentado pelo mercado!