Por que se atentar a politica de Privacidade

Políticas de Privacidade: por que as empresas precisam estar atentas nesse conceito?

O compartilhamento de informações pessoais na internet é uma situação cada vez mais comum nos dias atuais. Paralelo a isto, cresce o número de casos de violação de dados em diversos sites e aplicativos, o que preocupa usuários em todo o mundo.

Nesse sentido, é fundamental que as empresas que atuam no meio digital elaborem uma boa política de privacidade. Aliás, você sabe o que é isso e qual a sua importância?

Para esclarecer o assunto, reunimos as principais informações sobre políticas de privacidade na internet. Entenda a seguir porque as empresas precisam estar atentas a este conceito.

 

O que é a política de privacidade?

Embora a maioria dos usuários da web já tenha se deparado com a política de privacidade em alguma ocasião, o fato é que, normalmente, sua leitura é ignorada. Entretanto, trata-se de um documento jurídico de extrema importância para as empresas que atuam na internet, como veremos mais adiante.

Antes, porém, é preciso esclarecer o que vem a ser uma política de privacidade. De forma clara e objetiva, é um documento que informa aos usuários e visitantes de um site ou aplicativo quais informações suas estão sendo coletadas naquele momento, bem como o uso e o destino que serão dados a elas.

Isso ocorre em todas as situações nas quais o usuário precisa compartilhar seus dados na web, o que compreende, por exemplo, o envio voluntário de informações, a sua localização, cookies, comportamento no app ou site, entre outros.

Outra finalidade da política de privacidade é deixar claro aos usuários do site ou app se os seus dados serão repassados a outras empresas e quais são elas. Isso dá à pessoa que está acessando a oportunidade de escolher se deseja ou não liberar as informações solicitadas.

 

Qual a sua importância para as empresas?

Como dissemos no início deste artigo, o compartilhamento de dados, bem como a sua violação, ocorrem com uma frequência assustadora na internet. Tal situação, além de preocupar as empresas que atuam no meio digital e que lidam diretamente com as informações dos usuários, reacende a necessidade da elaboração de uma boa política de privacidade.

Mas, afinal de contas, qual é a importância da política de privacidade para as empresas? Não se trata apenas de um documento jurídico, mas de uma ferramenta fundamental para assegurar a transparência na web.

Quando uma empresa investe seu tempo e dinheiro na construção de uma política de privacidade eficiente, ela faz mais do que deixar claro para os usuários o que será feito com as informações compartilhadas. É uma excelente maneira de mostrar aos seus clientes que ela age com profissionalismo e, assim, alcançar credibilidade.

 

Quais informações devem constar no documento?

Não basta compreender a importância que a política de privacidade representa para uma empresa, é preciso saber como elaborar um documento que faça jus a isso. Primeiro, certifique-se de que as informações possam ser compreendidas por qualquer usuário, isto é, sem termos técnicos em excesso.

Além disso, como já dissemos, é fundamental especificar quais dados serão coletados, em quais situações serão solicitados e se há compartilhamento com terceiros. Também vale listar as leis com as quais a empresa está em conformidade.

Em relação aos aspectos jurídicos, é imprescindível que o documento seja bem escrito e o mais detalhado possível. Isso pode evitar erros, confusões e até mesmo problemas legais para a empresa.

Por isso, se você tem uma empresa e ainda não elaborou uma política de privacidade, entre em contato conosco e receba a melhor assessoria jurídica para o seu negócio.