Empresas de turismo e o coronavírus

A pandemia de coronavírus e as medidas de isolamento social para conter a transmissão da doença têm impactos globais sobre a saúde, os hábitos de vida, a economia e os negócios.

Mobilidade reduzida, fechamento de fronteiras entre países, cancelamento de voos e eventos fazem do setor de turismo um dos mais atingidos pelas consequências da Covid-19.

Mas, como toda crise, essa também passará. Empresas de turismo devem estar preparadas para lidar com a gestão durante o período de pandemia, mas também para olhar além dela e planejar estratégias pensando no mundo pós-coronavírus.

 

Retrocessos no setor turístico

– Planos de viagens interrompidos;

– Aviões sem decolar;

– Eventos de negócios adiados;

– Fechamento de hotéis, atrações turísticas e praias.

Com esse cenário, as perdas são inevitáveis.

A Organização das Nações Unidas (ONU) prevê uma queda entre 20% e 30% no turismo internacional este ano, em comparação com 2019. Isso representa uma redução de até U$ 450 bilhões no faturamento mundial.

No Brasil, os prejuízos com adiamentos e cancelamentos de viagens nos quatro primeiros meses do ano já somam R$ 3,9 bilhões, segundo dados da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo.

 

Ações diante da crise

O Ministério do Turismo divulgou uma série de ações para mitigar os efeitos da pandemia. Entre elas, está a elaboração de manual eletrônico com informações para viajantes e a liberação de R$ 5 bilhões, em linha de crédito exclusiva, para empresas e profissionais da área.

Já a Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), tem negociado a concessão de cartas de crédito e isenção de tributos para empresas.

Apesar dos obstáculos, representantes do setor têm dado exemplos de solidariedade. Empresas criaram fundos financeiros para funcionários e hotéis abriram as portas para abrigar, sem custos, profissionais de saúde.

No Brasil, as companhias aéreas oferecem transporte gratuito para:

– Médicos;

– Enfermeiros;

– Especialistas que atuam na linha de frente do combate à doença.

A gratuidade se estende a amostras clínicas e equipamentos médicos.

 

E o turismo no mundo pós-pandemia?

Apesar do cenário de incertezas, é preciso planejar o futuro do segmento turístico no pós-pandemia. Na medida em que a doença for controlada, a vida voltará gradativamente ao normal e, com ela, o desejo e a necessidade de viajar ressurgirão.

Na gestão desse novo começo, as empresas devem estar atentas a possíveis mudanças de comportamento do mercado consumidor. Especialistas estimam que, inicialmente, os destinos mais próximos do local de residência serão os preferidos.

Questões relacionadas à sensação de segurança e fatores econômicos estimularão as viagens nacionais. Pequenas e médias empresas, bem como empreendedores locais, também estarão no topo da lista de favoritos.

Outra projeção é que países onde foram implementadas políticas eficazes de enfrentamento ao coronavírus, mitigando seus efeitos, devem ver seu potencial turístico crescer.

A Organização Mundial do Turismo (OMT) divulgou um conjunto de propostas para ajudar países e empresas a virarem o jogo. São recomendações voltadas à:

– Manutenção de empregos;

– Estímulo financeiro;

– Suporte a trabalhadores autônomos;

– Revisão de políticas fiscais.

Como você percebeu, organizar os próximos passos é fundamental. E nós podemos te apoiar nesse desafio, através da nossa assessoria jurídica, com foco em planejamento empresarial. Entre em contato conosco!