As redes virtuais são os meios de maior acesso a pessoas em todas as regiões do mundo. E com a imensidão de informações que compartilhamos diariamente nos diversos meios de comunicação digital, é possível que os ataques e os crimes virtuais aconteçam das mais variadas maneiras.
Nessa perspectiva, a lei ampara as vítimas de crimes virtuais e pontua as ações proibidas nesses espaços e que são consideradas crimes, e orienta como denunciar essas ações em caso de sofrer ou presenciar ataques no mundo virtual.
Crimes comuns no mundo virtual
Calúnia
Quando uma atitude ofensiva ou criminosa é definida como de autoria de determinada pessoa que não o cometeu de verdade. Ou seja, quando alguém é acuso de um crime ou situação que não cometeu.
Denegrir imagens de terceiros
Atribuições que tenham a intenção de atingir a integridade e a honra de uma pessoa, difamando a sua imagem ou suas atitudes.
Injúria
Realizar insultos, falar mal, ofender ou humilhar alguém no mundo virtual, também é considerado crime e pode determinar a prisão e o pagamento de multas sobre o acontecimento.
Injúria qualificada
Quando a ofensa ou agressão repercute sobre a cor, raça, origem, condições sociais, religiosa etc. É o preconceito disseminado nesses meios virtuais e que são intensos e desumanos. A penalidade para esse tipo de crime corresponde a três anos de prisão e pagamento de multas.
Ameaça
Outro crime muito observado nas redes virtuais é o de ameaça, sob vários aspectos. As ameaças mais frequentes são contra familiares, mulheres, homossexuais, LGBT, dentre outros grupos de pessoas.
Falsa identidade
Esse crime é bastante usado por pessoas que não desejam se identificar e agem com o nome, fotos e dados de outras pessoas nos meios virtuais. Esse tipo de crime corresponde a um ano de prisão e pagamento de multa.
O avanço tecnológico faz pessoas e empresas serem alvos de ataques cibernéticos, de forma que as armas utilizadas não mais se detêm aos computadores e notebooks. Os crimes virtuais ocorrem a partir de diferentes aparelhos capazes de se conectar em redes e ter acesso às informações de terceiros e realizando delitos de várias naturezas.
Atenção e cuidado aos crimes virtuais
Outros crimes incidentes no mundo virtual são os de pedofilia e de material pornográfico nesses ciberespaços. A legislação vigente dispõe de artigos que garantem a preservação da imagem de crianças e adolescentes, assim como sua segurança nos meios virtuais, protegendo a sua condição moral.
É necessária a compreensão da necessidade de preservar as suas informações nesses espaços, pois embora a legislação esteja se adaptando à era digital e seja aplicável na sociedade, ainda é importante que as pessoas estejam atentas aos dados, informações, vídeos e imagens que compartilham em seus canais e entre seus contatos.
Ter conhecimento sobre os seus deveres e seus direitos nos espaços virtuais possibilita um uso consciente da tecnologia, sem exposições inapropriadas provenientes de ataques criminosos nesses círculos de comunicação.
Procure por novos esclarecimentos legais e tecnológicos. Não permita que os criminosos da web façam de você mais uma vítima. Acesse nossos artigos e entre em contato conosco em caso de dúvidas.