Auditoria trabalhista e os benefícios que ela traz para as empresas

Auditoria trabalhista e os benefícios que ela traz para as empresas

Muitos empresários têm optado por realizar uma auditoria trabalhista para garantir uma boa gestão de pessoas em suas empresas. Garantir maior segurança jurídica por meio de uma auditoria trabalhista é a melhor opção para se evitar prejuízos e situações danosas que podem surgir na gestão de pessoas numa empresa.

Quando consideramos a complexidade das relações trabalhistas – a relação empregador x empregado, as obrigações com o governo, os aspectos contábeis e fiscais – a auditoria trabalhista se mostra a melhor opção para se manter uma empresa saudável e segura juridicamente.

Vamos conhecer 3 benefícios da auditoria trabalhista para empresas e como ela pode aumentar a produtividade, a segurança e os rendimentos do seu empreendimento no que se refere às relações trabalhistas:

 

A auditoria trabalhista previne erros na contração de funcionários

A auditoria trabalhista pode evitar muitos erros na administração da sua empresa no que se refere aos seus funcionários. E quando dizemos “evitar”, estamos falando de um trabalho preventivo que consiste em analisar de forma objetiva os processos organizacionais necessários para se conduzir as suas relações trabalhistas da melhor forma o possível.

O Brasil é um país conhecido pela sua enorme quantidade de processos na justiça referente às relações trabalhistas.

Os processos de admissão de funcionários, pontos como a jornada de trabalho, horas extras, benefícios fiscais e previdenciários, a folha de pagamento, o contrato de trabalho – enfim, são vários os aspectos que podem ser melhor conduzidos e oferecer maior segurança ao empresário por meio de um auditoria trabalhista.

Os auditores trabalhistas identificarão os possíveis erros e analisarão o grau de confiabilidade e segurança das suas relações trabalhistas. Da contratação à demissão, muitas questões podem ser endereçadas antes de gerarem qualquer dano ou prejuízo à sua empresa. Tratar cada relação trabalhista, ou seja, analisar a situação de cada um dos seus funcionários de forma minuciosa, em todas as suas etapas, pode fazer toda a diferença na sua empresa.

 

A auditoria trabalhista garante maior segurança jurídica ao empresário

Cada vez mais as empresas têm procurado aplicar o conceito de compliance trabalhista com o fim de proteger tanto a empresa quanto o próprio empresário dos danos que as relações trabalhistas podem vir a causar por causa de uma má administração.

A responsabilidade do empresário sob os diversos aspectos da sua empresa têm sido ampliada, sobretudo com a publicação da lei anticorrupção empresarial (Lei 12.846/13), trazendo maior complexidade ao cenário empresarial, exigindo que o empresário se atente a todos os aspectos de fiscalização.

Garantir que sua empresa esteja atuando de acordo com as regras e normas legais e garantir as boas práticas nas relações trabalhistas é uma parte vital de qualquer empreendimento e se prevenir é a melhor opção do empresário.

O auditor trabalhista identificará todos os pontos de compliance, ou adequação, da sua empresa em relação às leis e demais normas jurídicas, garantindo uma relação saudável da sua empresa com os órgãos governamentais e demais instituições.

 

A auditoria trabalhista e o eSocial — como a auditoria te ajuda na prestação de contas

Seguindo a ideia do compliance trabalhista, a fiscalização das empresas por parte do Ministério do Trabalho tem se intensificado, sobretudo no que se refere a aspectos referentes a pagamentos e encargos trabalhistas, exigindo que o empresário forneça ao governo uma base de dados minuciosa e de forma atualizada.

O eSocial é um sistema automatizado do Governo Federal para fiscalizar as relações trabalhistas. A auditoria trabalhista é o melhor meio de identificar, organizar e preparar essas informações a serem enviadas ao Governo Federal, o que vai garantir que a empresa forneça os dados corretos, de forma coordenada e objetiva, evitando-se prejuízos e falhas, sobretudo no que se refere a valores.

A auditoria trabalhista para empresas serve tanto aos interesses dos empregadores como dos funcionários. Este processo de auditoria vai permitir que o empresário exerça a sua função de forma objetiva, organizada e, principalmente, segura, sobretudo na sua prestação de contas aos órgãos governamentais, o que vai refletir na organização das finanças da sua empresa, lhe trazendo maior clareza quanto a tudo que se passa no seu setor de RH.

Como dissemos, a complexidade das relações trabalhistas exige que o empresário se atente a todos os detalhes, que vão desde a contratação à demissão de um funcionário, e isso garante tanto a sua segurança como a do funcionário, que terá seus direitos bem definidos e protegidos.

Quer conhecer mais sobre a auditoria trabalhista e entender melhor os detalhes que envolve esse procedimento? Leia o nosso artigo sobre *ver com cliente*.