Entenda o cenário de inadimplentes no Brasil e como isso pode impactar no seu negócio.
Quando o assunto é inadimplência, é preciso ficar de olhos bem abertos, principalmente se você tem um negócio, porque são vários riscos que você corre.
Para termos uma noção do cenário brasileiro de inadimplentes, apresentaremos alguns dados de 3 anos atrás até 2020.
Em 2017, o Brasil chegou a 58,9 milhões de inadimplentes, um número chocante que já era reflexo de uma economia machucada.
No ano seguinte, 2018, segundo o SPC (Serviço de Proteção de Crédito), esse número aumentou 4,41%, ou seja, o país teve mais inadimplentes e ,consequentemente, o número de empresas afetadas também foi maior.
Os índices não melhoraram em 2019, pelo contrário, o Brasil registrou recorde de inadimplentes desde 2016, com um número de 63 milhões.
Entretanto, não temos só notícias ruins, já que uma estimativa liberada pelo SPC no começo do ano aponta que começamos 2020 com 61 milhões, isto é, 2 milhões a menos que 2019.
Ainda analisando os dados mais recentes do SPC, podemos ver que entre agosto e setembro o número de inadimplentes caiu 2,53%.
Apesar de alguns dados positivos, não podemos esquecer do momento delicado que a nossa economia está passando. Segundo pesquisadores, a estimativa é que os números de inadimplentes voltem a subir após a pandemia.
Agora que já estamos por dentro dos números de inadimplentes no Brasil, podemos responder à pergunta: de que forma a inadimplência pode impactar no meu negócio?
É o que veremos a seguir!
Quais impactos a inadimplência pode causar?
De várias formas, o seu negócio pode sofrer impactos, então, vamos explicá-los:
Impacto no fluxo de caixa
Com o número de clientes inadimplentes na sua empresa crescendo, certamente o seu fluxo de caixa sofrerá as consequências, principalmente se sua empresa for de pequeno porte, que poderá até acabar seu capital de giro.
É interessante que a empresa tenha controle desses inadimplentes e organize uma maneira de realizar a cobrança aos clientes. Um sistema de cobranças digital é uma saída legal.
Outra dica bacana, é prevenir-se quanto aos inadimplentes, ou seja, considerar uma margem de erro para o problema não pegar o seu negócio desprevenido.
Uma coisa leva a outra! Vamos ver o próximo impacto?
Impacto no seu lucro
O seu negócio pode ter um lucro baixo, nenhum lucro ou, no pior dos casos, prejuízo.
Como a empresa teve inadimplentes, o dinheiro que deveria ter entrado, não entrou, assim o financeiro da empresa vai precisar tirar dinheiro de lugares que não podem cobrir essa falta.
E com um impacto atrás do outro, veremos formar uma bola de neve cada vez maior.
Impacto no seu quadro de funcionários
Conforme a quantidade de inadimplentes, chegará uma hora que será necessário realizar demissões para diminuir os gastos da empresa.
Consequentemente, o seu negócio começa a diminuir o porte, por exemplo, sua empresa, que antes contava com 35 funcionários, passa a contar com 25 após as demissões, assim o negócio ficará sobrecarregado em vários setores.
Então, o seu negócio pode perder a qualidade, não cumprir prazo com outros clientes ou com fornecedores e, pensando numa situação extrema, poderá chegar à falência.
Caso tenha algum problema jurídico relacionado à inadimplência, realizamos assessoria para diversas empresas, entre em contato com nosso escritório de advocacia, saberemos ajudá-lo.
Leia também: As principais medidas tomadas contra contribuintes inadimplentes