Auditoria Trabalhista

Auditoria Trabalhista: à importância da aplicação nos processos empresariais

Para garantir que todos os processos estejam em ordem e evitar ações de funcionários, toda empresa deve fazer a auditoria trabalhista. Função da equipe de RH, essa auditoria visa tanto o bem do empregador, quanto dos empregados.

 

Quando se fala nessa verificação, várias questões devem ser levadas em consideração:

  • Processos cumpridos dentro das normas técnicas;
  • Rotinas em conformidade com as regras de segurança de trabalho;
  • Verificação de possíveis fraudes e desvios nas finanças;
  • Conferência de admissões, terceirizações, demissões e folhas de pagamento;
  • Reclamações e ações trabalhistas;
  • Atuação de cada funcionário na prática.

Segundo o Centro de Pesquisa Grupo Mission, após uma investigação com 805 empresas, houve a constatação de que 50% delas sofreram com fraudes ou erros na administração trabalhista. E 44% delas sofreram punições como autuações e multas.

 

Prevenção

Segundo a Lei 12.846/13, criada para combater a corrupção, as empresas são diretamente responsáveis por qualquer ato realizado. Não importa qual funcionário e nem se a empresa não sabia. Consequentemente, ela responde juridicamente pelas falhas.

Além disso, uma grande preocupação das empresas eram as fiscalizações do extinto Ministério do Trabalho. Hoje, dividido entre as pastas do Ministério da Economia e da Cidadania, ainda é importante que sejam tomados os devidos cuidados para evitar punições.

Todavia, se engana quem pensa que a intenção de uma auditoria trabalhista é assuntar os funcionários. Pelo contrário, a intenção é garantir o bem-estar de todos em suas rotinas.

 

Auditor

A pessoa ou equipe encarregada de efetuar a averiguação precisa fazer uma investigação minuciosa. Um dos caminhos é consultar pessoalmente todos os membros do quadro de funcionários, com formulários destinados a isso.

Em seguida, é importante que haja uma análise dos dados obtidos, além de comparação com informações presentes nos documentos oficiais. Aliás, toda a documentação das transações deve ser avaliada.

O auditor também pode acompanhar a rotina de trabalho para a percepção de qualquer falha ou fraude por meio da observação. As opiniões formadas podem ser elucidadas ou confirmadas após as checagens dos formulários e conferências.

Sendo assim, o profissional ou equipe que estiver à frente da auditoria trabalhista precisa ter conhecimentos profundos de leis trabalhistas, protocolos e normas. Requer muita atenção para que não deixe passar nenhuma situação inadequada.

 

Benefícios da auditoria trabalhista

Embora possa estar envolvida em um clima de tensões, a auditoria é necessária e tende a trazer ganhos para todas as partes envolvidas. Eis alguns dos principais benefícios que ela pode trazer:

  • Demonstração de responsabilidade e mais transparência;
  • Soluções para possíveis erros cometidos nos processos de trabalho;
  • Demonstração da seriedade e rigor da empresa, que garante o controle da qualidade. Ou seja, deixa claro que não há desleixo;
  • Combate a possíveis fraudes e prevenção com relação a multas;
  • Solução de erros involuntários ou situações que passavam despercebidas no dia a dia, as quais não se tratava de má fé.

 

Logo, a auditoria pode gerar um melhor assessoramento e orientação de todos os setores da organização. Pode até diminuir despesas com processos desnecessários que não contribuem de fato com o desenvolvimento da instituição em questão.

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