É de conhecimento da maioria das pessoas que abrir uma empresa no Brasil não é nada fácil. Isso porque a legislação que regulamenta tal área é complexa e cheia de detalhes. Para piorar, é dividida em vários campos do direito: empresarial, trabalhista, tributário, comércio internacional, previdenciário, entre outras, o que leva muitos empreendedores a desistirem de abrir um negócio antes mesmo de tentar, segundo os especialistas.
Apesar de ser bastante complexo abrir uma empresa no Brasil, existe uma solução simples que pode otimizar bastante tal processo: contratar uma assessoria jurídica! Vale mencionar que ela não só contribui para isso, mas também pode ajudá-la em seu dia a dia de diversas formas (operações de fusão e aquisição e adequação legal de funcionário dentro de uma empresa, por exemplo), trazendo assim para ela maior eficiência, segurança e produtividade.
Ficou curioso para saber mais? Então, continue a leitura deste artigo e conheça melhor, a seguir, a importância de contar com essa solução em sua empresa!
Afinal, o que é uma assessoria jurídica?
Conforme a legislação atual, podemos entender por assessoria jurídica a atividade privativa de advogado, prestada, de forma contínua, ao empresário. É focada na prevenção dos riscos que fazem parte da atividade empresarial — processo de aquisição, fusão, compra de produtos e serviços, fornecimento de produtos e serviços, relacionamento com diversos públicos, como clientes, fornecedores, governo e colaboradores.
A importância de uma assessoria jurídica para a sua empresa
O principal objetivo de uma assessoria jurídica é desenvolver, de modo geral, ferramentas e técnicas que possam auxiliar a sua empresa a executar as tarefas diárias de forma legal, de modo que com isso os seus administradores possam focar em sua atividade fim, não perdendo tempo assim com problemas e conflitos que decorram do não cumprimento da legislação vigente.
Em outras palavras uma assessoria jurídica atua na prevenção, minimizando riscos e oferecendo soluções que possam contribuir para que a sua organização cresça de forma segura e com uma excelente saúde financeira.
Vale mais uma assessoria do que um serviço isolado
É muito comum as organizações só procurarem uma assessoria quando o problema já está instalado. Exemplo é quando estão enfrentando uma causa trabalhista, movida por um de seus ex-funcionários. Elas, além de terem que pagar o valor da causa ao colaborador, caso ele obtenha êxito na justiça, terão ainda que custear os serviços advocatícios. Além disso, pagará somente pelo serviço contratado, que é o de representá-las no caso em tela.
O serviço de uma assessoria jurídica, conforme os especialistas, transita pelos vários campos do direito, não somente pelo trabalhista, como empresarial, civil, constitucional, imobiliário, ambiental, contratual, contábil, tributário, entre outros, como sinalizamos no início deste conteúdo. Logo, é bem mais vantajoso contar com uma assessoria de forma contínua e pagar um valor justo por qualquer contratempo jurídico que possa afetar a empresa do que realizar contratações pontuais, que pode, aos poucos, colocar em crise a saúde financeira de sua organização.
Gostou deste conteúdo? Esperamos que sim! Por que não aproveita o momento e confere outros em nosso site? Faça isso e enriqueça ainda mais o seu conhecimento!
Comments
Uma resposta para “Qual a importância de uma assessora jurídica dentro das empresas?”
[…] Leia: Qual a importância de uma assessora jurídica dentro das empresas? […]